Portal Terapia Espiritualista 
A prática Mindfulness de 30 segundos
A prática Mindfulness de 30 segundos

30

A PRÁTICA MINDFULNESS DE 30 SEGUNDOS QUE VAI MUDAR SUA VIDA!

Depois de um dia ensinando mindfulness para alunos do ensino fundamental, ocorreu-me que a maioria dos adultos provavelmente não sabe as ferramentas simples que estou compartilhando com essas crianças. Na verdade, estar consciente do momento presente, provavelmente, vem mais facilmente para as crianças do que para a maioria dos adultos.

Mindfulness está se tornando cada vez mais popular, e por boas razões. Numerosos estudos têm demonstrado sua eficácia para melhorar a concentração do aluno, comportamento, memória, assiduidade, e felicidade geral. Mas as crianças não estão aprendendo segredos. Elas estão principalmente aprendendo como melhor utilizar seus próprios cérebros.

Eu digo aos meus alunos para colocarem seus punhos juntos para fazer uma aproximação do tamanho e forma de seus cérebros. Eu os instruo a misturarem os dedos de cada mão ao redor do polegar, e colocar os punhos juntos mais uma vez. Cada polegar representa a amígdala, uma pequena área no meio de cada hemisfério do cérebro que é primariamente responsável pela detecção de estresse. A amígdala é o despertador do cérebro. Acionada por qualquer situação estressante, ela responde com as reações primordiais da luta, fuga ou congelamento.

Mas a amígdala não sabe a diferença entre um exame estressante, uma discussão com um ente querido, e uma perseguição de alta velocidade. Tudo o que ela sabe é que você sente o perigo. E quando a amígdala pressente o perigo, ela reage com o estresse e bloqueia o córtex pré-frontal – a parte do cérebro responsável pelo pensamento lógico.

O córtex pré-frontal, localizado atrás da testa, é a fonte de todo o raciocínio mais elevado. Em uma situação estressante, é provável que você queira mais opções do que luta, fuga ou aceitação. Meus alunos crianças dizem-me que experimentam o estresse diário. Então o que podemos fazer quando o estresse toma conta e não conseguimos pensar claramente? Empregue esta ferramenta simples que de forma rápida e eficiente acalma a amígdala e alivia o estresse. Todos podem fazê-lo. Na verdade, você não estaria vivo se não o fizesse. É respirar.

Respirações profundas inundam o cérebro com oxigênio, sinalizando para a amígdala que está tudo bem para se acalmar. Eu digo aos meus alunos que parem e tomem 10 respirações profundas sempre que estiverem se sentindo estressados, contando lentamente até três na inspiração e expiração. Dizem-me que isso realmente ajuda. E isso me ajuda, também, quando estou consciente o suficiente para fazê-lo. Então, da próxima vez que seu coração começar a correr e você sentir a pressão crescente, lembre-se de sua amígdala. E se você não estiver sendo perseguido por um tigre, tentar tomar 10 respirações profundas – isso pode mudar a sua vida.

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
7