Portal Terapia Espiritualista 
Sintomas de depressão
Sintomas de depressão

depressao

SINTOMAS DE DEPRESSÃO – TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

O QUE É DEPRESSÃO

A Organização Mundial da Saúde calcula que, em vinte anos, a depressão ocupará o segundo lugar no ranking dos males que mais matam.

Reconhecer a depressão tem se mostrado como um dos maiores desafios para diagnosticar e tratar a depressão. Infelizmente, aproximadamente metade das pessoas que passam pela depressão nunca tem a doença diagnosticada ou tratada. E isso pode ser uma ameaça: mais de 10% das pessoas que têm depressão se suicidam.

Existem muitas formas de definir o que é depressão, contudo, vou aplicar aqui a definição a qual eu considero mais apropriada com base na minha experiência de consultório.

A depressão é uma combinação ou um quadro psicológico que reúne alguns dos principais sintomas que estou citando abaixo:

SINTOMAS DE DEPRESSÃO

Aqui vou citar alguns dos sintomas de depressão. Você não deve ficar assustado se reconhecer um ou outro comportamento na sua personalidade. Entretanto, o acúmulo de vários deles deve lhe soar como um alerta para que reflita um pouco mais sobre o rumo da sua vida. Vamos aos sintomas de depressão:

  • Desânimo;
  • Tristeza;
  • Falta de ânimo principalmente de manhã, ao começar o dia. Normalmente um depressivo não começa o dia, mas “encara o dia”;
  • Tem crises de choro ou sentimentos de vontade de chorar sem motivo;
  • Alterações nos hábitos alimentares;
  • Pode perder o prazer nas relações sexuais;
  • Excesso de cansaço e grande perda de energia em qualquer tipo de atividade;
  • Mais irritado que o usual;
  • Mais pessimista que o usual;
  • Tem a impressão de que seria melhor se morresse;
  • Perda do interesse em fazer as coisas que sempre fez;
  • Dificuldade de concentração;
  • Dificuldade de tomar decisões;
  • Insônia ou sono em excesso;
  • Problemas no estômago ou na digestão;
  • Sentimento de desesperança;
  • Dores constantes e imunidade baixa;
  • Mudança no apetite, levando ao ganho ou à perda de peso;
  • Pensamentos de morte, suicídio e automutilação;
  • Tentativa de suicídio;
  • Baixa criatividade e pensamentos constantemente ligados ao passado que são tratados de forma melancólica.

TESTE DE DEPRESSÃO

Muitas pessoas perguntam o que fazer para saber se estão ou não com depressão. Quase sempre, como comentei anteriormente, ao perceber o enquadramento nos principais sintomas da depressão citados, você deve ligar o seu alerta interno para começar a se cuidar melhor.

Então, eu recomendo que você sempre avalie os sintomas de depressão e veja dia após dia o que você pode fazer para melhorar em todos eles.

SINAIS DE DEPRESSÃO

Não confunda os sintomas de depressão instalados na vida da pessoa com momentos de tristeza e depressão. Você pode olhar ao seu redor e ver que todas as pessoas no mundo já passaram por momentos passageiros de depressão, o que é normal. Mas a depressão se revela principalmente nas pessoas que não conseguem superar os momentos passageiros de depressão e os tornam permanentes.

DEPRESSÃO TEM CURA

Eu não acredito em cura da depressão por meio de medicamentos. Acredito, no entanto, que, em muitos casos, quando a pessoa mostra tendência ao suicídio ou seu comportamento pode colocar em risco a vida de outras pessoas, o uso dos remédios psicotrópicos pode ser necessário. Entretanto, a cura da depressão pode ser obtida com uma mudança de padrão mental, emocional e espiritual, associado a uma conduta física saudável.

A visão holística das doenças e da cura é um caminho seguro para o tratamento. Quando o corpo adoece, você não pode tratar apenas o corpo, pois assim a terapêutica será insuficiente. Para ter êxito em seu tratamento, qualquer pessoa com os sintomas de depressão deve buscar com objetividade o equilíbrio e a cura dos aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais.  Desta forma, tratando-se apenas com remédios controlados, o enfermo estará apenas mascarando a causa.

Você deve buscar associar terapias que atuem nesses quatro pilares que sustentam a sua vida.

Físico: Você precisa encontrar hábitos saudáveis na alimentação, nos exercícios físicos e precisa movimentar-se!

Emocional: Nutrir alegria, rir bastante, fazer amigos, conversar com pessoas alegres, fazer o bem, receber carinho, brincar mais! Abandone os noticiários e as rodas de comentários nocivos. Pratique caridade e concentre-se mais em ajudar pessoas que precisam da sua ajuda.

Mental: Você precisa ter metas de vida que alimentem o positivismo e a esperança de dias ainda melhores. Precisa viver com foco em seus sonhos, no seu crescimento e na sua superação diária por novos limites. Deve encontrar desafios e novidades diariamente e viver mergulhado nessa energia de viver cada dia com vontade de conquistar novas fronteiras.

Espiritual: Você deve contemplar a natureza, expressar gratidão constantemente por todas as coisas, pessoas e situações e fazer um pacto, real e sério, para acabar com qualquer tipo de reclamação e crítica. Quase sempre, a depressão nasce silenciosamente das pequenas críticas e lamentações diárias que acabam por tornar-se um vício que alavanca uma série de outros males.

COMO SAIR DA DEPRESSÃO

Acredite, eu já vi centenas de pessoas saírem da depressão e percebi um padrão nelas que procurei relatar acima. Se você buscar o equilíbrio dos quatro aspectos, vai ser muito feliz, portanto vai espantar a depressão da sua vida.

Acredito, no entanto, que duas questões devem ser tratadas em primeira ordem que revolucionam os resultados.

1-) Mudança do estado energético da pessoa (Mudança do estado bioenergético)

Essa mudança pode ser conquistada com alguma técnica terapêutica que atue no campo vibracional do ser, como, por exemplo, a Fitoenergética. No entanto, essa forma complementar de terapia deve ser utilizada com regularidade e consistência.

Esse tipo de terapia trata o campo extrafísico da pessoa que está associado aos sentimentos, aos pensamentos e também às possíveis influências espirituais.

2-) Busca pelo seu propósito de existência

Isto significa encontrar e realizar a missão. Em minha opinião, essa é uma parte que nunca poderá ser ignorada. Se você encontra a missão da sua alma, a felicidade, a prosperidade, a saúde e os bons relacionamentos encontram você. Viva a sua vida inteira em sintonia com a sua missão, pois desta forma você encontrará a vida plena em todos os sentidos.

DEPRESSÃO: MEU CONSELHO

Acredito no poder de cada um! Acredito que temos o dom da cura interna, que Deus nos deu. Acredito também que, se associarmos todos os recursos ao nosso redor, teremos sempre muito mais chances de encontrar a verdadeira cura. Contudo, entendo que nada é mais importante que o comprometimento.

Se você se compromete em mudar a sua vida, você se cura! Eu recomendo que você se comprometa a viver uma vida com sentido e que busque, encontre e realize a missão da sua vida!

Fonte: Escrito por Bruno J. Gimenes via A Sua Missão

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
4