Portal Terapia Espiritualista 
Dúvidas e esclarecimentos sobre Hipnose
Dúvidas e esclarecimentos sobre Hipnose

 

Terapia Espiritualista PTE (Análise e Tratamento)

Hipnoterapia (Áudio)

Hipnose 

Hipnose é um estado parecido com aquele de quem sonha acordado. Nesse estado, a mente consciente de uma pessoa se torna quieta ou passiva. Um hipnotizador introduz sugestões na poderosa mente subconsciente. A mente aceita essas sugestões e faz que elas se tornem realidade. Em parte, a mente subconsciente informa à mente consciente que há novas informações úteis ao tomar atitudes. Como a mente consciente age com o que já tem, então ela partirá dessa nova informação. Embora ninguém realmente entenda por que a hipnose funciona, nem como a mente subconsciente produz resultados, sabemos que ela funciona — e funciona muito bem.

 

Sugestões

As sugestões dadas são sempre positivas, construtivas e benéficas. Já que a mente subconsciente não sabe a diferença entre uma sugestão boa e uma sugestão ruim, ela simplesmente aceita o que você lhe oferece e age em virtude disso. Por isso é importante que o Hipnoterapeuta formule bem as sugestões.

 

Mitos

Existem muitos mal-entendidos relacionados à hipnose. Muitos deles foram espalhados por filmes de segunda categoria que descrevem pessoas sendo transformadas em criaturas parecidas com zumbis por algum místico poderoso que diz "olhe em meus olhos!". Mesmo que isso torne o filme interessante, é 100% ficção e não se aproxima da realidade. A seguir, estão alguns dos mitos mais comuns e suas explicações.

 

Um hipnotizador tem poderes mágicos?

Isso é completamente falso. Um hipnotizador é uma pessoa comum que domina a habilidade de usar o poder da sugestão para alcançar resultados desejados.

 

Uma pessoa pode ser hipnotizada para que façam que ela realize ações contra sua vontade?

Totalmente falso. Em primeiro lugar, ninguém pode ser hipnotizado contra sua vontade. O sujeito tem de ser 100% cooperativo. Em segundo lugar, ninguém que esteja hipnotizado pode ser levado a tomar qualquer ação que não faria livremente se não estivesse sob hipnose. Durante a hipnose, o sujeito pode escolher aceitar ou rejeitar qualquer sugestão dada. Se for dada uma sugestão da qual discorde, ele ou ela provavelmente sairá do estado de hipnose de forma espontânea por sua própria escolha.

 

Apenas pessoas de mente fraca podem ser hipnotizadas?

Ao contrário. Quanto mais inteligente for uma pessoa, mais fácil será sua hipnose. Em certos casos de debilidade mental, a hipnose se torna impossível. Quase todos que desejam ser hipnotizados podem sê-lo. Somente cerca de 1% da população não pode ser hipnotizada — por deficiência mental ou razões que não compreendemos.

 

Uma pessoa hipnotizada está em transe ou está inconsciente?

Absolutamente não. Sob hipnose, o sujeito está acordado e consciente — extremamente. O sujeito hipnotizado deve apenas concentrar sua atenção para ser direcionada pelo hipnotizador e se esquecer de todo o resto.

 

Uma pessoa pode ficar presa na hipnose?

Isso é totalmente falso. Mesmo se o operador cair morto após deixar o sujeito em hipnose profunda, o sujeito se "libertaria" facilmente, seja caindo em breve sono (e acordando em estado normal), seja abrindo os olhos após algum tempo sem ouvir a voz do operador.

 

Hipnose profunda é necessária para se obter bons resultados?

Não é verdade. Qualquer nível de hipnose, da mais leve até a mais profunda, pode trazer resultados satisfatórios.

 

Estado hipnótico

Sob hipnose, a pessoa está muito consciente de onde está e do que está acontecendo. O sujeito ouve tudo e está em um estado de relaxamento profundo parecido com o de "sonhar acordado". Com frequência, tem-se uma sensação de entorpecimento do corpo ou de nenhuma consciência aguda de ter um corpo.

 

Auto-hipnose

É possível hipnotizar a si mesmo. Muitas pessoas o fazem todos os dias para fornecerem-se sugestões construtivas. É muito mais fácil se auto-hipnotizar se você já tiver sido hipnotizado por outra pessoa e recebido a sugestão e as instruções para se auto-hipnotizar.