Portal Terapia Espiritualista 
Aromaterapia
Aromaterapia

A Aromaterapia é a arte e a ciência de usar óleos extraídos de plantas para provocar determinadas reações no organismo. Os óleos essenciais de Aromaterapia são extraídos de plantas usadas no mundo há milhares de anos com fins terapêuticos.

Esses óleos exercem uma influência sutil na mente e no corpo. Uma qualidade importante dos óleos essenciais é a grande variedade de maneiras como podem ser usados. Eles podem ser utilizados em massagens, em banhos, em compressas, podem ser misturados a cremes ou loções ou apenas aspergidos no ar através de difusores aromáticos ou borrifadores de ambientes.

A Aromaterapia tem suas origens no uso de ervas para fins curativos, religiosos e estéticos. Civilizações como Egito, China e Índia usavam ervas para os mais diversos fins e de formas variadas.

Foram os Chineses os primeiros a usar Aromaterapia. Segundo a história antiga da Aromaterapia, os chineses começaram a utilizar as plantas aromáticas devido à sua capacidade de curar o corpo. Na realidade, eles acreditavam que o poder de cura das plantas poderia ser conseguido através da queima de incenso, que criaria um ambiente mais harmonioso, o que causaria relaxamento e sensação de bem estar.

Mas, foram os egípcios que inventaram técnicas que permitiram a destilação de óleos essenciais, em 1.000 d.C., embora estes métodos fossem ainda bastante grosseiros.

O que são óleos catalisadores

Os óleos catalisadores da Aromaterapia são bases oleosas inodoras extraídas a frio de vegetais que servem de base para a adição dos óleos essenciais. Eles atuam como veículo para diluição dos óleos essenciais.

O que são óleos essenciais

Extraídos de plantas aromáticas, os óleos essenciais da Aromaterapia são substâncias voláteis, altamente concentradas e por isso são considerados a alma das plantas. Eles fazem parte do nosso dia a dia, pois são a principal matéria prima das indústrias cosmética, farmacêutica e alimentícia.