Portal Terapia Espiritualista 
Mudra da transmissão de Reiki
Mudra da transmissão de Reiki

Observam-se às vezes pequenas variações nas posições das mãos para alguns mudras. Os motivos para isso são diversos. Algumas variações refletem aspectos individuais no significado e no efeito, outras diferem de país para país ou de escola para escola. Os mudras são representados aqui, primeiro, do modo como foram usados tradicionalmente e, segundo, como se adaptaram ao Reiki.

Mantemos as duas mãos voltadas para fora, como se estivéssemos aplicando Reiki em alguém à nossa frente. Por um lado, este mudra simboliza primeiramente proteção e paz. Um nome comum para ele é a chamada posição de mãos "não tenha medo". Esta parece uma posição de mãos natural, mas desde tempos antigos é considerada como sinal de boas intenções. Na Índia, este mudra, feito com uma das mãos apenas, era originalmente um gesto do rei no exercício do seu poder. Buda o usou quando foi atacado por um elefante furioso, que então se transformou imediatamente numa criatura inofensiva e amorosa. Quando uma imagem mostra o dedo indicador apontando levemente para a frente, isso significa que a imagem é da Escola Shingon de Budismo Esotérico. Em Gandara, este mudra é também interpretado como um gesto de pregação. Isso pode ser comparado com o Sutra Avatamsaka e com o Sutra Brahmâjala nos quais está escrito que o Dharma — o ensinamento de Dainichi Nvorai — irradia-se de todos os seus poros em forma de luz para todo o universo, iluminando mesmo os lugares mais remotos e escuros. Se esses raios de luz são ampliados, fica evidente que de fato existe um número infinito de Budas, isto é, emanações de Dainichi Nyorai. Essas emanações também incluem a natureza de Buda inerente a todos os seres que pode ser despertada por meio do desenvolvimento espiritual da personalidade, resultando na iluminação e no despertar espiritual. Entre outras coisas, este mudra, feito com as duas mãos ou apenas com uma, é usado no Reiki para trabalho sobre a aura e durante a bênção no final de cada iniciação. Ele expressa que nós, como canais do Reiki, temos a força e o poder de Dainichi Nyorai — o rei de todos os Budas que se manifesta como luz e pode transmiti-la a todos os seres do universo. É bastante comum meus alunos de Reiki e meus clientes dizerem que veem uma luz dourada ou brilhante durante o tratamento, e estou certo de que outras pessoas também tiveram experiências semelhantes. Essa luz é a manifestação onipresente de Dainichi Nyorai. Há também doze mantras do Anjo do Sol por meio dos quais as pessoas podem entrar em contato com os vários aspectos arquetípicos de Dainichi Nyorai. Eles podem ser usados muito bem em combinação com o Reiki Usui. Não admira — essas duas artes espirituais extraem seu poder da mesma fonte! A partir do Segundo Grau, os símbolos da força Reiki podem ser usados para obter um efeito específico. Sempre que desenhamos os símbolos, fazemos isso com o Mudra Abhaya (Mudra da Transmissão de Reiki), isto é, com a mão espalmada. É como se um pincel de escrita saísse do chakra da palma para escrever ou desenhar os símbolos. Esse é também o primeiro exemplo da importância que se reflete na relação entre mudra, símbolo e mantra. Depois da iniciação, o mudra é o gesto da mão com o qual o praticante transmite o Reiki; o símbolo determina a direção do efeito e o mantra ativa o conjunto todo. A direção do efeito significa o resultado obtido com o símbolo individual.

A breve lista a seguir resume as funções básicas dos quatro símbolos do Reiki.

Cho ku rei - para intensificação do poder e orientação espacial da energia Reiki, e ainda integração de poderes espirituais no mundo material e ativação dos outros símbolos do Reiki.

Sei he ki - para Mental Healing (cura mental) e realização dos caminhos espirituais individuais, e ainda a impregnação de objetos e substâncias materiais com poder espiritual.

Hon sha ze sho nen - para tratar a distância, estabelecer contato, unir-se a seres de luz e despertar a consciência de Buda que transcende o tempo e o espaço.

Dai koo myo - para iniciações e para despertar o espírito da iluminação e a natureza de Buda do indivíduo ou sua essência espiritual. 

Fonte: O grande livro de Símbolos do Reiki - Mark Hosak e Walter Lubeck

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
6