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Técnica para eliminar a ansiedade e insônia
Técnica para eliminar a ansiedade e insônia

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Técnica do 4-7-8

Dormir em um minuto? Parece que estamos mentindo, mas a boa notícia é verdadeira.
É horrível quando deitamos na cama, mas não conseguimos dormir, não é? Começamos a ter frio, calor, raiva, qualquer coisa, menos sono, e quando lembramos que temos que acordar cedo e que desperdiçamos horas de sono nessa “lenga, lenga”, fica ainda pior!

Nesses momentos em que tudo que desejamos é algum truque para dormir mais rápido, pode ser essencial conhecer a dica que iremos dar a seguir.
Chama-se Técnica do 4-7-8 e foi descoberta pelo Dr. Andrew Weil, doutorado pela Harvard Medical School, EUA. Esta técnica vai garantir-lhe um sono profundo e relaxado.

A técnica é séria e completamente natural, com uma sólida base científica que a apoia.
Quando estiver com problemas em adormecer lembre-se destes números 4-7-8, pois são estes que vão determinar a partir de agora a sua respiração quando quiser dormir tranquilo.

Siga estes passos:

1. Inspire profundamente e Expire pela sua boca completamente deixando todo o ar sair com um som tipo “oooosh”.
2. Feche a boca e inspire silenciosamente pelo nariz contando até ao número 4.
3. Pare a sua respiração, mantenha o ar nos pulmões e conte mentalmente até ao número 7.
4. Expire completamente pela boca com um som “oooosh” contando até o número 8.
5. Esta foi a primeira respiração. Agora faça de novo até perfazer um total de quatro respirações.
Saliento que você deve sempre respirar silenciosamente pelo nariz expirando depois pela boca fazendo o som “oooosh”.
É possível que você sinta vontade de dormir no primeiro processo de respiração. O Dr. Weil recomenda também que durante todo o exercício mantenha a ponta da sua língua tocando a parte superior da boca (também chamado o céu da boca).

Por que motivo esta técnica funciona?
O stress, a ansiedade, os nervos ou até algumas substâncias como a cafeína, alteram o nosso organismo de tal forma que fazem com que respiremos de forma errada. Nestas situações temos tendência a respirar de forma menos profunda do que seria desejável e os nossos níveis de gases (oxigênio, dióxido de carbono) concentram-se no nosso sangue com proporções inadequadas.

Com esta técnica o que estamos fazendo, basicamente, é controlar a nossa respiração para devolver a concentração de gases no sangue a níveis normais, baixar o nosso ritmo cardíaco e entrar num estado de relaxamento e tranquilidade.
Em algumas culturas orientais, estas técnicas de controle da respiração já eram praticadas durante muitos séculos, mas graças à explicação simples do Dr. Weil agora é muito mais fácil colocar em prática.

Então Respire, Relaxe e Bons Sonhos!!!

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